AÇO CORTEN EM MILÃO
A Expo Milano, sem dúvida nenhuma é um evento muito propício para descobrirmos novos materiais e suas inovadoras aplicações no campo da arquitetura e artes plásticas. Pude observar vários exemplos disso, como por exemplo o revestimento externo de edifiícios utilizando placas de compensado naval invernizadas, presentes no Pavilhao da Kip International School.
Mas sem dúvida o que mais chamou a atenção, foi na verdade um "velho material" que voltou com força total na construção civil, principalmente como revestimento de fachadas e montantes estruturais leves.
Trata-se do Aço Corten ou aço patinável. Utilizado na construção civil desde a década de 50, este material possui 3 vezes mais resistência à corrosão que o aço comum, além de apresentar mais resistência mecânica.
Sua utilização sempre foi mais efetiva ao longo do tempo em peças de esculturas e objetos decorativos, mas temos vários exemplares de sua utilização aqui no Brasil, na construçao civil, como na Catedral de Brasília, e noo edifício-sede da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM).
Esse tipo de aço trás em sua composição, elementos como o cobre e o fósforo, que além de enriquecerem a liga, visulamente resultam em uma camada de óxido de coloração avermelhada, que se forma devido a exposição aos elementos corrosivos presentes no meio ambiente, é justamente esse o principio da pátina natural do aço.
Na Expo Universal Milano, ele é facilmente identificado na arquitetura de vários Pavilhões, como o Pavilhão Brasileiro, onde foi utilizado em toda a estrutura da grande caixa vazada, e na estrutura da rampa lateral de acesso. Além do Brasil, uma das utilizações de maior destaque deste material foi em toda a estrtura externa do jardim anexo, do pavilhão do Reino Unido, no guarda corpo da escada de acesso lateral e como painel de revestimento do volume lateral do jardim.
Fora da Expo, tambem é possivel encontrar o aço com este tratamento, em vários elementos estruturais de pontes e viadutos em toda Milão, mas sem dúvida nenhuma, o local de maior destaque é no grande pórtico de entrada da Estação do TAV, da RHO Fiera Milano, conforme na foto.
O resultado é simplesmente sensacional, nos permite contemplar a "contemporaneidade" presente na mescla entre o HI-tech e o brutalismo oxicidado das chapas de aço Corten, que revestem todo o pórtico e colunas no acesso entre a estação e o local da Expo Universal.